segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

1959 x 2010

uma leve reflexão sobre épocas, costumes e ações... Futuros psicólogos, vale a pena a gente refletir!!

1959 x 2010


Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo
à classe.

Ano 2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com trastornos de ansiedade e déficit
de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um
filho incapaz. 

***

Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro. 

Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova
"cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
Ano 2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve absterse de ver seu filho.
Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.
***

Cenário 3: José cai enquanto corria no patio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo... 

Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.
Ano 2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juizos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida... 

***

Cenário 4: Disciplina escolar 

Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava uma boa "mijada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.  

Ano 2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreendernos e fica com a culpa por faze-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho. 

***

Cenário 5: Horário de Verão.

Ano 1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada. Ano 2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.

***

Cenario 6: Fim das férias.

Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem. 

Ano 2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pánico, attack e seborréia... 

***

Pergunto eu ...
QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS...?

Cultura Catarinense, as cervejas

A capacidade de elaborar cerveja de qualidade não se restringe a países europeus. O Brasil tem se destacado na fabricação de cervejas artesanais e, a cada dia que passa, atrai mais a atenção dos consumidores em busca de novidade. Porém, quem tenta se iniciar na prática de degustação da bebida encontra um obstáculo: quais as cervejarias mais indicadas?
Para tentar responder a essa dúvida, e abranger todos os paladares, o especialista em cervejas Daniel Wolff, editor do site Mestre-Cervejeiro.com, ajudou a elaborar uma lista com a dez melhores cervejarias artesanais do país.
O sommelier tem como base o sabor do líquido elaborado em lugares como Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Áustria e Inglaterra. "Nesses países, pude visitar as cervejarias, os bares e pubs mais famosos, conhecer de perto os estilos clássicos de cervejas e as harmonizações seculares", disse.
 
Ficou com água na boca? Veja a seleção das dez cervejarias artesanais de maior destaque no Brasil:
Cervejaria Escola Bode Brown (Curitiba, PR) - Cervejaria curitibana que nasceu com a ideia de conduzir cursos de "homebrewing", o passatempo de se fazer cerveja em casa também conhecido como cerveja na panela.
Cervejaria Bierbaum (Treze Tílias, SC) - A Bierbaum reproduz muito estilos típicos alemães. Existe uma cerveja deles que ainda está em fase de testes, feita pelo método "champenoise", mesma técnica de segunda fermentação na garrafa utilizada pelos vinhos espumantes da região de Champagne (França).
Cervejaria Way (Curitiba, PR) - Esta é uma cervejaria nova, mas aparece com força na cena de cervejas especiais. Teve muito destaque e comentários positivos no Festival Nacional de Cervejas de Blumenau, realizado em novembro de 2010.
Falke Bier (Ribeirão das Neves, MG) - Uma micro cervejaria mineira, administrada por uma família apaixonada e dissiminadora da cultura da bebida. Destaque para as cervejas Falke Bier Estrada Real IPA e Falke Bier Ouro Preto.
Colorado (Ribeirão Preto, SP) - Reproduzem estilos de cervejas tradicionais com uma pitada de Brasil, como a Colorado Caium (pilsen com mandioca), Colorado Apia (weiss com mel), Colorado Demoiselle (porter com café), Colorado Indica (IPA com raparua). São cervejas muito saborosas de preço acessíveis, fáceis de serem encontradas por todo o país.
 
Klein Bier (Campo Largo, PR) - Produz cervejas que até pouco tempo só eram encontradas nos bares da região. A boa notícia é que começaram envasar e a vender para os lugares especializados de todo o Brasil. O chope Stout da Klein, tirado com nitrogênio, forma uma espuma muito cremosa, não ficando atrás dos típicos stouts irlandeses.
Eisenbahn (Blumenau, SC) - Recentemente comprada pelo Grupo Schincariol, como aconteceu com a Devassa, no Rio de Janeiro. É facilmente encontrada e apresenta excelente custo benefício.
Wäls (Belo Horizonte, MG) - Outra micro cervejaria mineira de administração familiar. Reproduzem estilos belgas com sua própria assinatura, adicionando ingredientes. Destaque para a Wäls Quadruppel.
Dado Bier (Porto Alegre, RS) - Uma das pioneiras na questão de cervejas especiais no Brasil, em produção desde os anos 1990. Essa cervejaria gaúcha já teve uma filial em São Paulo (SP) e hoje mantém um complexo de bares e restaurantes em Porto Alegre, além de envasar e comercializar as suas cervejas para todo o país. Há alguns anos lançou uma cerveja tipicamente dos pampas, feita a partir de erva-mate, a Dado Bier Ilex, engarrafada em um copo que lembra a cuia de chimarrão.
Baden Baden (Campos do Jordão, SP) - Outra micro cervejaria adquirida pelo Grupo Schincariol, mas que ainda se mantém com a alma de pequena. Destaque para a Baden Baden Stout, uma cerveja internacionalmente premiada e que possui ótima qualidade de sabores e aromas de maltes torrados.
Quer saber onde saborar os líquidos, em sua maioria, dourados? O Yahoo! e o Guidu, guia cultural e de entretenimento colaborativo, indicam alguns dos bares das cidades brasileiras onde é possível degustar todas as cervejas citadas: Frangó, Tortula e Melograno, em São Paulo; Clube do Malte, em Curitiba; Cervejarium, em Ribeirão Preto; Delirium Café, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bebês choram imitando a língua materna, aponta estudo

altJá nos primeiros dias de vida os recém-nascidos imitam a língua materna. Isso foi o que constatou uma equipe de psicólogos especialistas em desenvolvimento coordenados por Kathleen Wermke, da Universidade de Würzburg, na Alemanha.
Com a ajuda de uma análise fonética, os pesquisadores examinaram o choro de 30 recém-nascidos com menos de 5 dias e 30 franceses enquanto suas fraldas eram trocadas. Wermke e seus colegas perceberam que os bebês choravam de forma parecida com a fala dos adultos.
A entonação composta por altura e intensidade se desenvolvia de forma característica: a curva do som produzido pelos alemãezinhos atingia seu ponto máximo rapidamente e, em seguida, voltava a cair. Já entre os francesinhos crescia apenas no final do choro. Esses perfis sonoros caracterizam não apenas a melodia da frase, mas também das palavras na fonética de cada língua. Na palavra “mama” em alemão, por exemplo, o acento está na primeira sílaba e no francês, “maman”, na última.
“Aparentemente, antes do nascimento as crianças já percebem as características melódicas da língua materna”, explica a psicolinguista Angela Friederici, do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Neurológicas em Leipzig. Até agora os cientistas duvidavam que recém-nascidos pudessem imitar por meio do choro o “sotaque” dos adultos tão pouco tempo após o nascimento. Eles supunham que a melodia do choro era muito mais influenciada pelo ritmo respiratório, pois devido à pouca idade eles não conseguiam controlar suficientemente a laringe e os pulmões.

Comentário - Helder 
Caracas, animal isso. O Sr. Winnicott adoraria ler esta matéria. Não questiono a legitimidade deste estudo em momento algum, pois, além de psícólogo toco instrumentos musicais há um bom tempo e, uma coisa que percebo em mim, e em vários outros músicos, é que tocando em momentos de inspirações - onde a música nos possibilita a "religiosidade" (Jung) - é automático que tentemos reproduzir com a boca as notas tocadas. Reparem que músicos às vezes ficam mexendo a boca ou balbuciando ao tocar e, com certeza, a única forma de tentar contato com o mundo adulto, o contato com o Outro (Lacan), é começando a imitar, e o único acesso que os bebês recém-nascidos tem a este simbólico fonético é começando da parte mais simples, imitando os sotaques. Adorei a matéria, vou procurar saber mais a respeito disso. 
 
 
http://news.psicologado.com/neurociencia/bebes-choram-imitando-a-lingua-materna-aponta-estudo?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+psicologado+%28Psicologado.com+-+Portal+de+Psicologia%29
 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Capricornio ano 2011


Capricórnio - 22/12 a 20/1

http://claudia.abril.com.br/oraculo/especial-horoscopo-2011/previsoes-para-2011/images/horoscopo-previsoes-capricornio.gif 

Plutão caminha lentamente por seu signo desde meados de 2009. Esse movimento atinge aos pouco todas as capricornianas, mas em 2011 se concentrará principalmente entre as que nasceram entre 25 e 30 de dezembro. Muitos sentimentos e padrões afloram do inconsciente e buscam o seu reconhecimento. Trata-se de uma de crise que descarta os velhos comportamentos e prenuncia novidades na maneira de se relacionar com o mundo. O planeta vai buscar seus potenciais adormecidos, encobertos pela rotina diária. E você não terá escapatória: Plutão exigirá que uma metamorfose aconteça.
Dica - Comunique-se com sensibilidade, mas sem fazer chantagem.

Amor

Até junho, a família e os relacionamentos estarão no centro de suas atenções e você tentará de tudo para que as interações melhorem. Entretanto, Urano não vai deixar pedra sobre pedra. Como seu movimento é revolucionário, o planeta tenderá a provocar rupturas, especialmente se não houver amizade e companheirismo. Conteúdos da infância vão ressurgir e precisarão ser modificados. Será um bom momento para você compreender melhor suas atitudes, observar sua história e se livrar do passado. É possível que a família cresça. A partir de junho, você também poderá começar a sentir um desejo de engravidar. Se já tiver filhos, sua relação com eles deverá ser bem mais positiva do que antes. Nos meses de agosto e setembro, evite discussões no relacionamento amoroso.

Saúde e beleza

A saúde e a beleza estarão diretamente associadas ao seu estado mental. Portanto é importante avaliar constantemente seus sentimentos. Este será um movimento interior, ao qual você não poderá oferecer resistência. Você sentirá necessidade de extravasar e ter canais de escape, como atividades em grupo, dança, yoga ou tai chi chuan. Esse desabrochar se compara com o processo da borboleta que abandona o casulo para voar. Sua personalidade vai se transformar lentamente, causando mudanças marcantes de atitude, que se refletirão inclusive na maneira como você lida com seu corpo.

Trabalho e dinheiro

O questionamento a respeito de seus propósitos continuará, enquanto Saturno, regente de seu signo atravessa a casa da carreira. Será preciso contar com sua bagagem, arregaçar as mangas e atender às exigências dessa fase de testes. Não se deixe levar pela ansiedade que o movimento vai gerar, mas saiba que vivenciará um momento crucial, estruturador de sua profissão. Apesar do excesso de compromissos e de responsabilidades, o resultado será seguro e claro, proporcional aos seus esforços. Entre janeiro e junho, você se sentirá cobrada a fazer uma revisão em sua postura diante da carreira. Vale lembrar que será preciso incorporar literalmente essa nova maneira de agir e definir bem seu rumo. A comunicação exercerá um papel fundamental nas finanças. Você terá que aprender a vender suas idéias