domingo, 27 de junho de 2010

Ocê tem asa????‏

Num açougue de São Paulo chega de repente uma exuberante Ferrari vermelha e dela sai um torcedor do São Paulo que chega para o açougueiro e pergunta:

- O Sr. tem picanha?


- Tenho sim - respondeu o açougueiro.
- Corte para mim vinte peças - diz o torcedor do São Paulo Ele paga com cartão Platinum e vai embora .
Passados 10 minutos, chega uma BMW e dela sai um Palmeirense, chega para o açougueiro e pergunta:

- O Sr. tem alcatra?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro sorridente pela última venda.
- Corte 70 quilos - pede o Palmeirense e sai pagando com notas de 100 dólares.
Nesta hora, muito feliz pelas vendas, o açougueiro recebe um Santista em uma Mercedes que diz:

- O Sr. tem filé mignon?

- Tenho sim - respondeu o contente açougueiro.

- Preciso de 50 quilos, por favor - diz o Santista, que paga a mercadoria com notas de 100 reais, saindo logo após.

De repente, chega um Corcel II, bem velho e todo enferrujado, com um adesivo 'A INVEJA É UMA MERDA' numa lateral, outro no
pára-brisa 'VEÍCULO RASTREADO POR VIZINHOS FOFOQUEIROS' e por último, pregado no vidro traseiro inteiro, 'É DEUS NO CÉU E NÓIS NO CORCEL' de onde sai 5 malucos com a camiseta e gorrinho do CORINTHIANS, um diz para o açougueiro:

- E aí, Tio, cê tem asa?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro.

- Então voa, véio: é um assalto!!!

Gonça!!!

O casal estava assistindo televisão, à noite. O marido diz:
- Posso saber por que você está emburrada desde que eu cheguei?
E, irada, a mulher responde:
- Hoje completamos 25 anos de casados e estamos aqui, parados em frente a esta televisão...
- MEU DEUS! Eu estava tão atarefado que me esqueci completamente! Perdoe-me, minha querida. Vá pôr seu melhor vestido de noite, que vamos sair! Você terá uma noite inesquecível!

- Ah, querido, eu sabia que você não era um monstro insensível.

À entrada do restaurante, o maitre, todo solícito:
- Prepare a mesa do senhor Gonçalves.

A mulher:
- Parece que eles te conhecem bem por aqui, querido.
- Ah é!... Acho que eu vim aqui para almoçar com alguns clientes.

Eles acabam de jantar e o marido propõe a ida a uma boate. Na entrada tem uma fila enorme. O marido diz à mulher que vai arranjar tudo e se dirige ao porteiro:
- Diga aí, Chicão!!! Como vai essa força?

E o Chicão, responde:
- Tá muito bem, Sr. Gonçalves. Pode ir entrando!

Dentro da boate, o dono vem falar com eles:
- Boa noite, Sr. Gonçalves! E diz, logo em seguida: - Liberem a mesa do senhor Gonçalves!

A mulher, desconfiada: - Você vem sempre aqui?
- Ah, não! O dono é um cliente da firma...

Uma vez na mesa, a garçonete vem e diz:
- O de sempre, Sr. Gonçalves?

Enquanto isso, uma mulher que terminava um strip-tease em cima do palco grita:
- E A CALCINHA, VAI PRÁ QUEM, GALERA?!

A boate, em peso, exclama:
- GONÇALVES!!! GONÇALVES!!! GONÇALVES!!!

A esposa, furiosa, sai da boate, o marido vai atrás e eles entram juntos num táxi. O marido tentando apaziguar as coisas:
- Querida, não vamos estragar esta noite maravilhosa, com certeza eles me confundiram com outro Gonçalves...
- Você está pensando que eu sou alguma idiota? Canalha! Não me toque mais! Blá, blá, blá... Eu sou mesmo uma otária, blá blá blá..... Seu grande filho da puta, blá, blá, blá...

Nisso, o motorista de táxi se vira e diz:
- Gonça, quer que coloque a puta pra fora do carro?

(Fudeeeeeu!)

Piadas do Dia

Duas Piadas nada Inteligêntes que recebi de meus amigos hoje

1- O rico e o pobre deram uma chegadinha na zona do meretrício local.

O rico pediu uma garrafa de champagne francês Don Perignon e, também, a mulher mais gostosa e cara daquela zona.

Arrancou as roupas da puta e, com ela em pé, derramou champagne no reguinho formado pelos seios dela e tomou todo o líquido lá embaixo, na periquita da mesma e fez uma saudação dizendo:

- O dinheiro é justamente para me dar esse tipo de prazer !!!

O pobre viu aquilo e pediu uma dose de Caninha Tatuzinho e, em seguida, pediu a mulher mais barata da zona e logicamente a mais feia.

Tirou a roupa da puta, virou-a de costas e derramou a cachaça nas costas da mesma e, com a boca no ruscutufo dela, tomou toda a pinga que escorria e saudou dizendo:

- Pobre tem que tomar é no cú mesmo !!!

sábado, 19 de junho de 2010

Autismo - Teste Clínico e Medicamentos.

Pesquisadores desenvolvem teste clínico para o diagnóstico do autismo

De acordo com o jornal britânico Daily Telegraph, cientistas do Imperial College London descobriram um método clínico eficaz para o diagnóstico do autismo. Conforme explica a reportagem, com o novo método a síndrome pode ser identificada já após os 6 meses de vida da criança, o que permite um tratamento precoce e, por consequência, maiores chances de serem evitados danos sociais e cognitivos permanentes.

O diagnóstico, antes apenas observacional, agora pode ser feito através de um simples exame de urina. Crianças portadoras do transtorno de espectro autista possuem uma bactéria incomum no instestino, explica Jeremy Nicholson, autor do estudo, e ela pode ser identificada antes que os sintomas da síndrome se manifestem.

O pesquisador ainda vai mais longe: afirma que, deste modo, o autismo pode se tornar um trasntorno evitável.

Conforme explica o jornal, as causas do autismo continuam sendo um mistério, mas com o diagnóstico precoce, aumentam e muito as possibilidades de uma intervenção eficaz.

O teste é bem barato, custa o equivalente a pouco mais de 13 reais (6 euros), e pode ser realizado por qualquer pessoa.

Participaram da pesquisa crianças entre 3 e 9 anos de idade. Dentre estas, 39 possuiam o diagnóstico de autismo; 28 não possuiam este diagnóstico, mas tinham um irmão ou irmã diagnosticados; e 34, além de não possuírem o diagnóstico, não possuiam também nenhum parente de primeiro grau portador da síndrome.

Os resultados demonstraram que cada um destes grupos possui características intestinais químicas diferentes. Crianças não autistas com traços autistas tinham uma característica quimica diferente daquelas sem nenhum traço de autista, e crianças autistas tinham uma característica química diferente dos outros 2 grupos.

A porta voz da National Autistic Society diz que estes estudos são interessantes, mas que devem ser aplicados em uma escala muito maior para que se possa dizer que esta é uma característica de todos os portadores da síndrome; prentensão esta, que os pesquisadores já alegam ter.

Pesquisadores testam medicamentos para combater sintomas de autismo

NEW CIENTIST

Pesquisadores estão desenvolvendo novas drogas para melhorar as dificuldades sociais de autistas e de outras pessoas com dificuldades de aprendizado.

As únicas drogas prescritas no momento para autistas agem na redução da agressão e ansiedade, mas não atacam as causas do problema. As novas drogas, no entanto, poderiam atacar o cerne do problema.

"As pessoas podem aprender mais, a falar melhor, a interagir com outras pessoas e ser mais comunicativas", diz Randall Carpenter da empresa Seaside Therapeutics em Cambridge, Massachusetts (EUA), que está testando uma droga dessa nova classe.

O entusiasmo é compartilhado por Geraldine Dawson, cientista-chefe da instituição beneficente Autism Speaks e psiquiatra na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hills (EUA). "Pela primeira vez, estamos vendo medicamentos que poderiam lidar com sintomas essenciais do autismo."

O teste da Seaside Therapeutics é destinado a pessoas afetadas pela síndrome do X frágil, doença genética associada com o autismo. Pessoas com a síndrome possuem uma mutação em um gene envolvido no fortalecimento de conexões cerebrais ligadas a experiências salientes. Conexões mais fortes permitem que se consiga distinguir eventos relevantes de eventos irrelevantes (ou seja, permite o aprendizado). Mas a mutação no gene dificulta esse processo.

Uma equipe de pesquisadores da Seaside Therapeutics, liderado por Carpenter, está testando uma droga chamada arbaclofen que parece ser capaz de reverter os efeitos dessa mutação.

Carpenter apresentou os resultados em um encontro de pesquisadores da área na Filadélfia no dia 23 de maio.

Os resultados do trabalho sugerem que a nova droga pode melhorar habilidades sociais de pessoas com a síndrome do X frágil e autismo, incluindo melhora na comunicação e sociabilidade em geral e menos episódios de acesso de raiva.

Outra substância que pode ajudar no tratamento é o hormônio ocitocina. Já se sabe que a substância parece conectar sensações de prazer ao contato social. Por causa disso, diversos grupos de pesquisa estão usando a ocitocina em testes para reduzir os sintomas do autismo.

No encontro da Filadélfia, uma equipe liderada por Evdokia Anagnostou, neurologista infantil do Instituto de Pesquisa Bloorview em Toronto, Canadá, apresentou um trabalho mostrando que a administração de duas doses diárias de ocitocina por seis dias aumenta a capacidade de reconhecer emoções e o funcionamento social de outras pessoas.

Segundo a psicóloga Uta Frith, do University College London, na Inglaterra, esse tipo de abordagem química no tratamento de autismo é algo ainda muito novo. Para Frith, seria muito bom que drogas pudessem atacar as causas da doença, mas enquanto elas não vêm, intervenções comportamentais ainda são uma das melhores alternativas


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/743866-pesquisadores-testam-medicamentos-para-combater-sintomas-de-autismo.shtml

web site counters

domingo, 13 de junho de 2010

Resumo Av2

Piaget: pré-operacional(2-7)-pensamento e ação ocorre na mente- operações
-criança faz associação com elementos que não tem relação
-Subestágios: 1)Simbólico e Pré Conceitual(2-4)= aparecimento da função simbólica(linguagem, jogo simbólico,imitação diferida), pensamento baseado em pré-conceitos. 2)Intuitivo(4-7)=raciocínio simbólica baseado mais na intuição subjetiva do que na lógica objetiva. Representações prox. Percepção.
Caract: Egocentrismo(ñ consg se coloca lugar do outro), Transdução(o que é verde ñ amadurece, generaliza caract), Centração(criança de foca em 1 caract), Irreversibilidade(ñ inverte), Realismo(ñ diferencia o real do imaginário ex:sonho), Animismo(vida p/objtos inanimados), Antropomo(caract humanas p/animais), Artificialismo(fenômenos da natureza respons humana ou divina), Finalismo(tudo tem uma finalidade e um porque).
Operações-concretas(7-12)-noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, representações imediatas, s/ limitações.Caract: Reversibilidade, Descentralização(se foca em um todo, varias caract e dimensões), Agrupamento Lógico:log de classes/classificação(cap classif objetos em grupos estruturá-los e classificá-los), log de relações/seriação(dispor objtos em serie ordenação crescente e decres), Conservação de Qtidade(objeto muda forma e continua c/ mesma qtidade de massa).
Diferença das 2 fases: O desenvolvimento da construção do raciocínio.
Brofenbrenner: desenvolvimento como um processo que pode produzir continuidades e mudanças na maneira q a pessoa percebe e lida com seu ambiente e engloba perdas e ganhos.Modelo Ecológico: PPC processo presso,desenvolvimento no contexto,considera esse sistema organizado socialmente por uma série de subsistemas sobrepostos.1)Microssitema(ambiente q a pessoa vive ou interage face-a-face por períodos constantes/prolongados ex amigos prox, família namo)2)Meso(realçao de dois ou mais microssistemas, a pessoa participa de forma ativa e freqüente ex as relações família-escola ou escola-igreja)3)Exo(inter-relação entre 2 ou mais ambientes a pessoa ñ participa ativamente deles mas é indiretamente influenciado ex reuniões dos professores, trabalho do marido, tv, internet)4)Macro(envolvem os demais subsistemas através dos modelos institucionais de cultura ex costumes e crenças, religiões, ideologias)Crono( periodo de transição do mod. Ecológico p/ o bio-eco)
Modelo bio-ecologico: P-P-C-T tempo tb, mercanismo de defesa ocorre através dos Processos Proximais(principal canal e promove o desenvolvimento são as interações recíprocas constantes e progressivas que promovem as relações entre pessoas e seu ambiente, Promovem percepção e respostas diferenciadas, controle do próprio comportamento, permanência de relações)1.Díades(estruturas interpessoais, 2 pessoas)observacionais(ex:mãe fazendo comida e filha olhando)at.conjunta(ex:enquanto mãe prepara refeição filha alcança igredientes)primários(ex:mãe e criança q quando ñ estão juntas sente falta e imaginam oq estão fazendo)1. propriedades: reciprocidade, afetividade,equilíbrio de poder(autonomia as filhos)Competência:aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades,capacidade para conduzir seu próprio comportamento.Disfunção:dificuldade em manter o controle e integração do comportamento em diferentes domínios algumas competências podem provocar disfunção.Eficácia depende atenção na atvdade por períodos prolongados de tempo atvdades progressivamente complexas reciprocidade e afeto mas relações inter-pessoais objtos e símbolos do ambiente devem estimular a atenção exploraçãoimaginação.Fatores influentes:duração do contato,freqüência,interrupção,tempo da interação,intensidade e vigor do contato, constância,caract.da pessoa,do ambiente,período histórico.2.Pessoa:força:acionam, mantém ou retardam os PP.Generativas:facilitam.empatia,comunicação, responsabilidade,bom humor.Inibidoras:desorganizam,agressividade,apático, irresponsável, timidez, mau humor.Recursos biopsicológicos:deficiências ou habilidades psicológicas que influenciam nos PP.Deficiências: limitam,surdos e mudos.Habilidades:facilidade de aprendizagem de interagir.Demandas:provocar/impedir reações no ambiente,favorecem ou inibem os PP.ex:aparência,personalidade,idade,gênero,etnia,potencial genético.Contexto :ciclo de vida e contexto histórico. 3.Tempo:microtempo-continuidades e interrupções do PP.mesotempo: regularidade e contância dos PP. macrotempo:eventos mutantes na sociedade e no tempo histórico, através de gerações.Transições Ecologicas: reações esperadas de uma pessoa que ocupa alguma posição na sociedade e de outros em relação a aquela pessoa, principais:casamento, nascimento do primeiro filho,desemprego, aposentadoria, migrações, divorcio, morte.
Diferença das teorias de Piaget e Vygotsky:
Piaget: o individuo constrói o pensamento dentro para fora,a criança pensa internamente e depois manifesta.
Vysgot: : também uma teoria interacionista, focada mais no indivíduo e ambiente. O pensamento é construído através da fala.Fora para dentro.A criança fala para interiorizar.Quando o indivíduo nasce é um animal humano, tem a fase pré lingüística e pré intelectual da linguagem, é produto e produtor do meio,isto é, constrói o meio e é contruído no meio social.
-Mediação simbólica: o indivíduo não tem acesso direto ao objeto, faz uso dos símbolos (mediados) eu sou um ser sócio histórico, tudo que vemos e convivemos é fruto da construção humana.A linguagem é o principal agente mediador.
-Zona desenvolvimento proximal: é o espaço entre o conhecimento real, o que eu já sei, com o potencial, o que eu aprendo através de um mediador que orienta e facilita.
Freud- estudou com adultos, e os sintomas dos adultos estavam relacionados com vivência infantil.Reviu a teoria, pois pensava que não necessariamente sofrerão abusos,mas coisas retidas.
Fase oral: nasce com a pulsão do libido(desejo,controlado pelo id, principio do prazer, atendido aqui e agora, boca, se não for atendido pode afetar problemas na dicção, comunicação.Nutrir, atender as solicitações colocando limites.Não sou tratado , não sou digno.
Fase anal: controle dos instintos. Passa ter controle no começo, a racionalizar as experiências.Se não for bem tratada gera dificuldades em vários controles.Ex. financeiros, pode ser muito rigorosa ou descontrolada.
Fase fálica:desenvolvimento do super ego(complexo Ediplo), começa a perceber a diferença entre menina e menino.Alia-se ao pai(medo de ser castrado).O foco vai para e fala, objeto erotizado ainda é criança.
Período de latência: se distância das meninas, vai mais para o lado intelecto.Período morno, período de espera.
Genital- foco erotizado é o outro, o outro passa a ser o objeto possível, busca da satisfação sexual, toques, atingindo a sexualidade adulto.
Piaget – estagio pré-operacional: 2 a 4 anos- simbólico,pré-conceitual, 4 a 7 anos- intuitivo.
As operações não estão formadas, pensamento egocêntrico, intuitivo, simbólico.Baseado mais na intuição subjetiva do que na lógica objetiva

Obrigada Colaboradores.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Preconceito

Escrever, pesquisar e estudar sobre o preconceito não é uma tarefa fácil, não só por que o tema é complexo, mas, principalmente, por que nos obriga a refletir sobre nós mesmos, sobre nossos sentimentos, pensamentos e atos cotidianos. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia. Somente quando conseguimos reconhecer em nós mesmos a violência que criticamos no outro é que poderemos dar início ao entendimento do problema.
A sociedade contemporânea tem avançado cada vez mais na busca de direitos humanos e formas de resolver os conflitos que surgem na interação entre os indivíduos, porém o preconceito e o racismo ainda são fenômenos muito presentes nos dias atuais. Apesar de sua relevância e gravidade como problema social, o preconceito ainda é percebido como sendo um problema do outro e, portanto distante, de cada um de nós. Tal fato é verificado em diversas pesquisas em diferentes países do mundo. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa realizada junto uma amostra representativa da população nacional revelou que 90% dos entrevistados se considera não racista, enquanto uma igual porcentagem de brasileiros acredita que existe racismo no Brasil. A cor da pele ainda é sinal de diferença para a hipócrita sociedade brasileira, e ai começam as cotas para algumas etnias, leis que condenam atos racistas, como se fossem “outros indivíduos”. Por que será que nos dias atuais o preconceito tomou proporções tão enormes? Será que as escolas não estão ensinando a seus alunos a respeitar o próximo, o idoso, o diferente?
Vamos citar um polemico grupo, os skinheads, os carecas, segundo o que a mídia nos fornece é que são jovens simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com minorias, violentando negros, judeus e homossexuais, pensam que os negros, emos, nordestinos e judeus são inferiores a eles e acabam agredindo os mesmos, sempre aparecendo em casos de brigas pancadarias e xenofobias (aversão a estrangeiros), e não sabemos ao certo o que pregam, hoje eles assumem muitas versões e ideologias, se afirmam um movimento apolítico e nacionalista. Até onde vai esse etnocentrismo?
“A luta contra o preconceito não deve ser um ato e sim um habito”, devemos buscar uma sociedade mais justa, não somente em épocas eleitorais ou em datas de reflexão, pois todos nós já sofremos algum tipo de preconceito, todos nós já vivenciamos alguma cena preconceituosa e constrangedora, o que não é raro, e na maioria das vezes, nem precisamos sair de casa para vivenciarmos, o que não é difícil também ver nas ruas crianças sendo discriminadas por outras crianças, idosos sendo discriminados por jovens, e o que mais me impressiona é saber que uma pessoa que sofre preconceito também é capaz de discriminar outra pessoa por ser diferente ou ter uma atitude diferente da dela.
Perceber o outro como um dos nossos semelhantes parece cada vez mais difícil em nossa cultura. Os traços físicos, a cor da pele, a opção sexual, a posição social e muitos outros fatores ainda são alvos de discriminação e preconceito, principalmente quando entendemos esses traços desqualificadores como pertencentes a uma minoria.
Não há como negar o retrocesso e o atraso para a cultura, resultantes de um modelo de vida tão egocêntrico como é o preconceito. O mundo precisa de homens transformadores. Cujo olhar ultrapasse a mediocridade de idéias e feitos. E isso só acontece quando se olha, e se é olhado, em todas as direções sem restrições de cor, cultura, opção sexual ou credo. Pois, o que conta são os valores humanos. Que não são visíveis.

Escrito por Jaqueline e Natália

terça-feira, 8 de junho de 2010

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
Texto de
Renan Reis

O ser humano, ao longo de toda a sua história, manteve certo medo, ou até mesmo receio pelas coisas diferentes do seu cotidiano. Sua análise quanto a estas coisas era baseado em seus conhecimentos não contestáveis, pois não haveria sentido acreditar em outras verdades se sua vida se manteve adequada e em um caminho retilíneo até tal diferença surgir.
Essa é a base para o etnocentrismo, atitude de considerar seu meio e cultura superior a dos demais, daí surge o preconceito. Mas o que se exige de um ser que possui o raciocínio, é que antes de ter um ato de discriminação, que ele analise tal diferença, para poder compreendê-la.
Mas como disse anteriormente, não haveria sentido em acreditar numa outra verdade se a sua está adequada, tal verdade o faz criar certos conceitos para tal diferença, que logicamente estão “corretos”, daí ele cria conceitos a isso precocemente, surgindo o preconceito. Mas repare que tal preconceito não possui a obrigatoriedade de ser maligno, este pode ser ingênuo, benéfico, inocente, etc.
O ato de ter algum preconceito não é tão condenável, afinal, ele surge de acordo com seu nível de compreensão a certa coisa, mas há uma diferença em ser ignorante e saber, mas não aceitar. O ignorante é aquele que se depara com uma diferença nova para seu mundo, então ele poderá desenvolver diversos preconceitos, até poder entender e aceitar tal diferença, porém quando este não a aceita ele provavelmente desenvolverá atos de discriminação, condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes no mundo.
Mas como saber se essa diferença é ou não algo de ruim? Muitas pessoas respondem isso de acordo com sua moral ou crença, esse próprio ato já é não saber lidar com diferenças, pois vem do etnocentrismo, o correto seria você analisar o caso, se o mesmo não for desrespeitoso com o próximo, for sincero e não impedir a paz, não há motivos para se desenvolver algum preconceito negativo.
Mas o que ocorre com o ser humano? Este ser está dotado do orgulho e da alienação, se nega estar errado em alguma coisa, mas ele não percebe que, não é ele que estará errado. Afinal, o natural do ser humano é ficar em grupo, estar em união com semelhantes, porém o fizeram acreditar no contrário, o fizeram estar dentro de um grupo com alguma verdade suprema, e os que estão de fora da mesma estão errados. É tudo uma questão de manipulação, mantida por si mesmo, pois a partir do momento em que essa verdade é “inquestionável“, ela será sempre mantida, mas não é por algum ser que a mantém por interesse, é porque a maior parte da raça está inserida nesta verdade.
Tudo segue o caminho natural da mudança, não é justo também que os injustiçados desenvolvam um preconceito aos que os vêem como “errados”, o correto seria mostrar o que eles possuem de bom, seja a cor, gênero, etnia, religião, sexualidade...
Também há a necessidade de analisar o conceito de preconceito e discriminação, não podemos exigir que uma pessoa entenda e aceite as diferenças, por questão de opinião, mas esta deve permitir o livre tráfego e a livre expressão de pensamento, o ato de discriminação é sinal de fraqueza e desrespeito.
Ok, já falei sobre o preconceito e a discriminação; suas diferenças são básicas, o preconceito é a não aceitação, a discriminação o não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes.
Ambos são atos inseridos no intelecto do humano, pois para ele, mesmo que seja no seu subconsciente, pois o ser humano é sensível a mudança, ele nunca quer mudar para se adaptar, ele deseja que o mundo e os outros se adaptem a ele.
Por fim de palavras, concluo dizendo que o ato de ter preconceito envolve a não auto-aceitação de estar errado, então não é algo tão simples que se resolverá com uma pergunta; “por quê?”, envolve muito mais coisas; mas também o ato de não aceitar sobre nenhuma circunstância que alguém tenha preconceito também é uma atitude de discriminação.
Então deixo minha mensagem, alertando sobre TODAS as formas de preconceito. Se vejam por dentro e analisem o quanto podres são.

Renan Reis

Skinheads: quem são e o que pensam os integrantes deste polêmico grupo

Não é a primeira vez que casos de violência envolvendo os skinheads - em português, ?carecas? ? aparecem nas manchetes dos jornais. Sobram casos de brigas, pancadarias e xenofobia (aversão a pessoas e coisas estrangeiras) e faltam informações sobre o movimento. Será que todos os grupos skinheads do Brasil se apóiam nos mesmos valores? Afinal, o que é, o que pensa e como vive um skinhead? Para responder essas e outras perguntas, o iGirl conversou com o professor de inglês Tubarão, 32 anos de idade e 16 de movimento skinhead. Mesmo disposto a contar mais sobre o movimento, atitude que considera fundamental para mudar a imagem que todos fazem dos skinheads, Tubarão prefere não se identificar. Sua intenção é ?promover o movimento?, e não se promover.



Ao longo da conversa, o professor se esforçou para mostrar que a origem skinhead passa longe das idéias neonazistas. Ele reclama da falta de informação no próprio movimento sobre o que é ser um skinhead, e reconhece que faz parte de uma minoria consciente dentro do grupo. Sobre os últimos incidentes envolvendo os skinheads (os meninos do trem de Mogi e o assassinato de um homossexual na Praça da República, São Paulo, em fevereiro de 2000), Tubarão diz: ?Pessoas como eu se queimam por causa de energúmenos como eles?.



Para começar, qual a origem do movimento skinhead?

O movimento skinhead apareceu na Jamaica, em 1969. Eram pessoas reunidas em torno da música (ska, reggae e rock steasy). No Brasil, sua história teve origem nos ideais nacionalistas. Já a minha ligação com os skinheads começou por meio da música. Ouvia o som que os skinheads do mundo todo ouviam e então comecei a estudar as letras e a história do movimento e fui me envolvendo.



E como você se envolveu com os skinheads?
Sou skinhead desde 87. Conhecia algumas pessoas no bairro em que morava que me indicaram um lugar onde me encontraria com outros skinheads. Fui a um encontro numa estação de metrô e aí comecei a andar com os Carecas do Subúrbio.



Você já era skinhead, mas não participava de nenhum grupo, certo? E por que resolveu entrar para os Carecas do Subúrbio?
Quando você é solitário, sua vida é mais difícil, principalmente na adolescência. Me associei aos Carecas do Subúrbio ? que formaram o primeiro grupo skinhead do Brasil - quando tinha 16 anos. Nessa idade é normal você querer pertencer a um grupo. Você procura se afirmar através desse grupo, se proteger, enfim, é a busca de identidade natural do ser humano. Hoje não sou mais Careca do Subúrbio, o grupo perdeu sua ideologia original, não é mais a mesma coisa.



O que mudou no grupo?

Quando eu falo que os Carecas do Subúrbio perderam sua identidade é porque muitos deles hoje se comportam como punks. São punks que rasparam os cabelos. Bebem e andam sujos como os punks, praticamente não sabem o que é mesmo ser um skinhead. Falta informação sobre o movimento entre eles mesmo. Acontece que há muitos carecas das antigas ainda no grupo, e eles poderiam ensinar para os mais novos, mas isso não acontece.



Explique então qual seria a ideologia original dos skinheads do Brasil.

A idéia do skinhead é ser um movimento apolítico, mas não somos anarquistas. Os três maiores grupos de skinheads no Brasil são os Carecas do Subúrbio, os Carecas do ABC e os White Power. Os Carecas do Subúrbio são nacionalistas, os Carecas do ABC são integralistas. Existe uma grande diferença entre integralista e nacionalista. O integralista segue as idéias do Plínio Salgado (político, intelectual e criador da Ação Integralista Brasileira, movimento ultra-patriota), que têm um caráter mais xenófobo (aversão a estrangeiros). Os nacionalistas não são xenófobos, nem são patriotas exacerbados.

Na internet, existe a página dos Carecas do Brasil, que é feita por um Careca do Subúrbio que escolheu usar o ?do Brasil? para abranger skinheads de outros lugares do país, universalizar o movimento. Os White Power, como o próprio nome diz, são xenófobos, são neonazistas. Eles são a coisa mais contraditória do mundo. Em nenhum outro lugar do mundo eles seriam chamados de skinheads, não tem nada a ver. Esse é um movimento que nasce contra os Black Panters (os Panteras Negras, grupo surgido nos anos 70, nos EUA, que lutava pelos direitos dos negros). A expressão White Power apareceu pela primeira vez numa música do Ian Stuart, vocalista da banda Skrewdriver. Essa música virou um ícone do movimento White Power.



Você quer dizer então que o movimento skinhead não está associado a idéias neonazistas? Então por que as pessoas costumam relacionar tanto essas duas coisas?

É muito simples: desde os anos 80 que a imprensa vem relacionando os skinheads com os movimentos neonazistas. Isso acontece porque grupos neonazistas europeus como o British Movement e Nacional Front têm angariado milhares de seguidores e, entre essas pessoas, encontram-se muitos skinheads. Além do que, esses grupos também mantêm a cabeça raspada. Ai, quando aparece a imagem de milhares de carecas segurando a suástica (símbolo nazista), você já sabe... Fica fácil para a imprensa vender a imagem de skinhead como neonazista. É uma piada relacionar essas coisas, mas infelizmente vende.



Explique melhor o que é ser um nacionalista, idéia essa pregada pelos Carecas do Subúrbio.

As pessoas têm uma imagem deturpada do que é ser nacionalista. Ser nacionalista não é pregar que o Brasil é só para brasileiros. O Brasil é para brasileiros e para todos aqueles que querem e podem produzir para o Brasil. Não importa se é um estrangeiro vivendo aqui, o importante é que a pessoa trabalhe para o Brasil, coopere, traga riquezas. O problema não é racial, é econômico. Somos contra empresas e pessoas que sugam nossas riquezas. Empresas que chegam no país, oferecem péssimos serviços e ainda levam nossa riqueza para seu país de origem.

Nacionalismo é como uma forma mais apaixonada de patriotismo. A gente não está contra ninguém, apenas exaltamos o que tem de bom no país, mas sem tapar os olhos para os problemas. Ser nacionalista é não ter aversão a nada, sem ser estúpido a ponto de achar o Brasil perfeito. Mas não posso achar que só porque o Brasil passa por um mau momento que ele não pode dar certo. Temos todas as riquezas necessárias para sermos auto-suficientes.



E na época em que você era envolvido com os Carecas do Subúrbio, como era sua vida? O que você costumava fazer?

Fui ativo até 93. A gente costumava se reunir em diferentes estações de metrô ou de trem, sempre nas noites de sábado, e ai definia o cronograma da semana, dos shows. O grupo costumava programar os shows, organizar a arrecadação de comida perecível, que era doada a comunidades carentes. O que é cult entre os skinheads é ir a shows de bandas nacionais e internacionais.



Você viu muitas brigas? Por que os skinheads brigam tanto?

Originalmente a idéia não era essa. Eu particularmente nunca tive nenhuma briga com nenhuma facção. Havia mais confronto com os White Powers, mas esse grupo acabou oficialmente entre 92 e 93, com a criação do GRADE (Grupo de Repressão aos Delitos de Intolerância). Eles (os White Power) abusaram, ficaram populares, ai já viu. Ainda há muitos integrantes, mas não com a mesma organização de antes.



Quando você faz uma pesquisa na internet sobre skinheads, o que mais aparece são notícias sobre violência...

O movimento skinhead ficou com esse estigma porque é esse lado da violência que vende mais, coisa de imprensa marrom. Em 92 fui ao Programa Livre (extinto programa da TV Cultura comandado pelo apresentador Serginho Groisman), mas ninguém se interessa pelas características do movimento além da violência. E violência entre gangues sempre existiu. As fases de confrontos acabaram em 90. As brigas aconteciam, mas nada tão chocante como agora. Acredito que é a situação sócio-econômica do país que está levando a isso. As pessoas estão estressadas, sem perspectivas de melhorar num país com renda tão baixa. E uma das soluções é extravasar pela violência. A violência é também uma condição inerente ao ser humano, tanto que atinge outras camadas sociais, gente com dinheiro. O homem é violento.



Você concorda com a idéia de que o movimento skinhead é um movimento violento?
Falo por mim, Tubarão. A origem skinhead é a gangue. É um movimento de gangue, e gangues são violentas geralmente. Bom, eu acho que em certas ocasiões é preciso agir com violência. Mas falo por mim, essa é a minha idéia.



E os punks? Por que odiá-los tanto?

De novo falo por mim: o punk é um inútil. É alguém que acredita em anarquia, o que é utópico. E eu não vivo de sonho. O punk é um coitado de um hippie que cortou o cabelo. Ele se droga, se prostitui, tudo em nome de uma liberdade que, na verdade, não passa de libertinagem. Os punks me incomodam. Se eu ajo com violência? A violência pode ou não acontecer, ninguém a procura, não é uma causa, é um efeito. Um efeito colateral.



Você segue alguma religião?
O ser humano tem necessidade de uma crença, mas não de uma religião. Religião é manipulação, e ninguém aqui é massa de manobra. Eu creio em Deus acima de todas as coisas, Ele antes de tudo sempre, mas não sigo nenhuma religião.



E quais são os principais valores de um skinhead?

A família como a célula-mãe da sociedade, o pilar de tudo. Já o Estado é uma parte importante, cabe a ele definir as leis que devemos seguir. As pessoas precisam ser enquadradas. Eu luto por um país mais justo para todos, sem exceções. Justiça social, distribuição de renda, são essas coisas que desejo pro meu país. No fim, a gente quer o que todo mundo quer.



Existem bandas skinheads no Brasil?

Sim, a Bandeira de Combate ? que é uma banda nordestina que prega o nacionalismo - a Vírus 27... Há também as bandas que não existem mais, mas continuam sendo grandes referências, como a Histeria e os Patriotas. Essa banda nasceu no subúrbio, vem dos Carecas do Subúrbio mesmo. Já entre as internacionais, é importante citar o Defmond Dekkir (ska); os clássico Judge Dread; 04 Skin, Cockstarrer e Toy Dools.



Um skinhead é facilmente reconhecido por seu visual. Como se veste um skinhead original?

Com botas militares ou militarizadas, calças que vão desde a Levi?s 501 à calças militares, camufladas, verdes. Camisa pólo já esteve em voga muito tempo, assim como costeletas. Esse é o visual tradicional, aquele que você vê em fotos dos anos 70.



E porque manter os cabelos sempre raspados?

O próprio movimento se define como skinhead. Ele nasceu na Jamaica, onde os homens ou têm os cabelos compridos ou muito curtos. E cabelos raspados são higiênicos, de boa aparência.



Você tem o visual de um típico skinhead?

Sim, sou o mais ?paloso?: uso costeletas, sou careca, tenho várias tatuagens do movimento, sempre estou com roupa militar.



E sofre alguma discriminação por isso?

Não, nunca. Como, graças a Deus, sou uma pessoa informada e consciente, qualquer pessoa que vier tentar discutir comigo, em 10 minutos de conversa, desiste da discussão.



Levando em consideração o fato de que ser skinhead originalmente não tem nada a ver com neonazismo, o que você acha que deve ser feito para dissociar essas duas coisas? Por que então não se fazer um movimento para mudar essa imagem?

É muito simples: eu dependo de gente como você, que tem o poder de levar informação para muitas outras pessoas. Precisamos de mais apoio da mídia, de gente que dê espaço para que possamos falar sobre os reais valores do movimento skinhead. E ninguém aparentemente está a fim de abrir esse espaço.



E outros tipos de divulgação não são interessantes? Quando se faz uma busca na internet, só se encontra sites que falam sobre os casos de violência envolvendo skinheads...

Mas então você está fazendo a busca errada. Vários sites falam sobre os verdadeiros valores skinheads. Procure sites de banda, sites de ska, sites que contam a história skinhead original.... Seria interessante reunir as pessoas mais articuladas, aqueles que se interessam em mudar a imagem do movimento, para discutir mais sobre tudo isso.



Mas você concorda que essas pessoas mais articuladas e envolvidas com as idéias originais dos skinheads são uma minoria dentro do movimento?
Essa é uma pergunta capciosa, mas é uma minoria sim, infelizmente. É uma infelicidade termos poucas pessoas informadas e instruídas dentro do movimento. Informação tem, mas as pessoas parecem não se interessar.



Você acredita que é preciso que mais gente informada apareça na mídia para falar sobre o movimento, então por que prefere se identificar como Tubarão?

Porque minha idéia é promover o movimento, e não me promover. Não busco a minha popularidade, quero apenas que as pessoas saibam o que é ser skinhead e passem a respeitar mais, só isso.



E o caso dos rapazes no trem de Mogi? O que você tem a dizer sobre isso?

Eu diria que duas crianças foram assustadas e acabaram pulando do trem porque outras três crianças desinformadas causaram essa fatalidade. Foi uma fatalidade. Eles não têm base para nada. Um se declarou ex-careca, o outro se diz simpatizante de skinhead. Simpatizante não existe! São três garotos que pegaram uma bandeira e estragaram tudo.



Depois de um episódio como esse e o da Praça da República (quando um grupo de skinheads assassinou um rapaz homossexual, em fevereiro de 2000), a imagem do skinhead fica ainda pior...

Acaba tudo. Se existia uma imagem ruim com o ocorrido na República, então... E o pior é que são pessoas como eu que se queimam por causa de energúmenos como eles. Fica impossível melhorar a imagem, limpar a barra.